sábado, 19 de abril de 2014

Good Friday!!!

Aqui a Sexta Feira Santa é chamada de Good Friday. Aqui em Toronto tem uma grande população católica. Tem muitas igrejas. Sorte a nossa. Nós temos ido em uma paróquia aqui perto. Paróquia de São Bernardo.

Ontem a ideia era ir na celebração das 3 hs da tarde nesta mesma paróquia. Mas... como o nosso almoço não está incluso no pacote aqui da homestay e não houve um convite pra almoçar (rs), nós tivemos que achar um lugar pra almoçar e decidimos ir na Catedral que fica perto do Shopping Eaton Centre.

Primeiro foi uma tortura porque falamos com nossa família de manhã e eles estavam preparando o tradicional almoço da Sexta Feira Santa... Hummmm...

Verificamos qual shopping estaria aberto e só tinha um aberto: Eaton Centre. Fomos pra lá e meu Deus... Estava lotadooooo.... Tinha muita loja com muito desconto, parecia feriado da Black Friday. Triste ver tanta gente usando esse dia pra ir as compras... mas como Toronto é um local onde tem muita gente de todo o mundo e nem todo mundo é católico... era de se esperar.

Ah, o tempo... não estava chovendo nem nevando (rs) mas estava frio pela manhã e hora do almoço. Mas suportável.

Segunda luta: achar comida que não tivesse carne. Ainda bem que nosso Jimmy The Greek nos salvou. Tinha filet de salmão grelhado...

Depois do almoço fomos para a St. Michael´s Cathedral...


Foi meio esquisito e frustante quando chegamos. Nós não sabíamos que a igreja estava em reforma. E quando chegamos lá havia um aviso que a igreja estava cheia e não podia entrar mais ninguém. Como assim? Tinha algumas pessoas no portão fechado e alguns seguranças que não deixavam a gente entrar. Imagina meu stress... já falei logo: Vou escrever pro Papa dizendo que vocês não deixaram a gente entrar na igreja!!! Esperamos mais um pouco e alguém veio no portão explicar que devido à reforma não pode ficar ninguém em pé dentro da igreja. Que tínhamos que esperar pra ver se tinha mais lugares pra sentar.

E não dava tempo de ir pra outra igreja, já eram 14:40hs.

Ficamos esperando mais um pouco e alguém da porta dizia: "Pode deixar entrar mais 10 pessoas"... não consegui entrar... Na 2a ou 3a vez eu entrei e o Alberto ficou de fora... Fiquei esperando mais um pouco e enfim ele conseguiu entrar.

Quando entramos entendi o problema. A catedral está INTEIRA em reforma. Tem tubos de andaimes pra todo lado. Não sei como está aberto. Achei até perigoso. Olha só isso. Mal conseguimos ver a cara do cardeal e o altar.


Mas já estávamos lá... então, pegamos nosso folheto e sentamos.


Depois da missa entramos na fila pra beijar a cruz... uma longa fila... pode-se dizer que foi nossa procissão.


Depois da missa voltamos pra casa... Na Dundas Square tinha uma empresa fazendo propaganda de café e estavam dando café de graça... O tempo já tinha mudado e estava garoando e bem mais frio.


Voltamos pra casa... E a nova estudante já tinha chegado. A menina é do México. Deve ter uns 20 anos... super novinha. Jantamos todos juntos (a homestay fez peixe... tks God), conversamos e depois assistimos um pouco de TV. Depois cama....

Bom que ainda temos 2 dias pra descansar... na verdade pra estudar né... rs

Nenhum comentário:

Postar um comentário