quarta-feira, 23 de abril de 2014

Balanço de 1 mês... The time flies...

Como o tempo passa rápido. Hoje faz 1 mês que cheguei em Toronto. Parece que foi ontem. Como administradora e quase contadora que sou não tenha dúvida que hoje é dia de balanço.. kkk... dia de analisar como as coisas estão até aqui. Pensei em algumas perguntas que as pessoas poderiam me fazer...

- O inglês está melhor? sim, claro. Digamos que está desenferrujando.
- O inglês poderia estar melhor? sim, com certeza...
Infelizmente a escola que escolhemos não é muito boa (ILSC)... Mas como já falei aqui não sei se há escolas boas para pessoas mais velhas e com as necessidades que temos. Para quem está começando no universo do inglês derepente seja uma boa, mas pra gente, infelizmente o ensino é muito fraco. A escola que estudei da outra vez achei bem melhor, mas veremos. A minha irmã está chegando e vai estudar na ILAC, onde estudei antes, vamos esperar pra ver o que ela fala.

- O custo de vida é caro? Sim, muito, principalmente para quem converte tudo para reais...
Aluguel por exemplo é mega caro. Vamos pagar 850,00 dolares por mes pra ficar num sótão... e esse preço está uma pechincha viu... vimos aluguel na faixa de 1200 para o mesmo tipo de imóvel.
Transporte: pagamos 134 dolares por mes, mas podemos usar quantas vezes quisermos (uma passagem individual custo 3 dolares). É caro, mas é melhor que o nosso.
Carro... ah carro aqui é barato lógico. Você encontra um modelo novo do Corola por 18 mil dolares x 2,40 reais = 43.392,00 reais... dá pra pensar né rsss
Gasolina: ainda não descobri o preço kkk
Algumas coisas como leite, pão, manteiga, iogurte... praticamente a mesma coisa. Ainda não vi preço de arroz, óleo, etc (vamos descobrir na próxima semana quando mudarmos).
Produtos de higiene: depende... algumas coisas mais caras, outras não...
O que eles tem aqui é que muitas coisas são vendidas em embalagens grandes, então as pessoas economizam mais comprando menos vezes.

- É confortável ficar em homestay? bem... na primeira semana sim, depois não mais. A gente não tem o espaço da gente, fica preso aos horários de janta, às regras da casa, etc... mas pra ficar 1 mês é tranquilo, acho que é a melhor escolha, antes de alugar um imóvel.

- É fácil de se locomover em Toronto? Sim. Nos primeiros dias a gente fica um pouco perdido, mas depois de uns 3 ou 5 dias, a gente já fica craque... onde é Norte, Sul, Leste, Oeste.. kkkk... Mas por precaução não saio de casa sem meu mapa.... kkk... O esquema de ruas e estações de metro e pontos de onibus é muito inteligente, não tem como errar. (falo mais disso depois)

- E ficar longe da família e amigos, como é? Dificil (hard!). Um mês já foi, a saudade é gigante, mas por enquanto tá dando pra aguentar... não sei como serão os próximos meses. Com certeza piora... mas felizmente o tempo pra gente aqui está passando muito rápido. Mas não posso deixar de dizer que o fato de não estar sozinha aqui ajuda muito (não dá nem pra mensurar). Se o Alberto não estivesse comigo sabe lá como seria... por mais que a gente faça amigos, as pessoas vem e vão, é difícil "montar" um grupo de amigos que estarão os 6 meses juntos aqui. E é engraçado, a gente realmente precisa de raízes. Sem isso a gente fica perdido, sem referência. Muita gente reclama da solidão aqui, principalmente nesse frio...

- Ah e o frio? dá pra aguentar? olha gente, é dificil (dificil pra caramba). Não indico para os brasileiros virem pra cá no inverno. A gente pegou só o finalzinho, aliás, ele continua aqui né, não quer ir embora. É lógico que a estrutura que eles tem é fantástica. Mas andar na rua no inverno com sensação de -40... só pra doido... kkk

Poderia ficar horas falando de Toronto... dá pra escrever um livro... kkk... mas no fim o que interessa é o que viemos fazer aqui: melhorar o nível do inglês e a experiência de viver em um país diferente do nosso. Diariamente estamos nos esforçando pra que a meta seja atendida. Não sei quanto o nível do inglês vai melhorar, mas não quero me torturar com isso. I will do my best! (farei o meu melhor).

Hoje eu pensei assim: deixei Toronto depois de 1 mês da primeira vez. Então é como se agora eu estivesse continuando, estivesse partindo de onde parei da outra vez. Muitas vezes eu penso em inglês e já sonhei algumas coisas em inglês (amazing!!!), agora vamos ver no que vai dar... Se eu parar de errar os tempos verbais quando estiver falando, já estou no lucro. kkk

Bora para o 2o mês... bye...

Nenhum comentário:

Postar um comentário