quinta-feira, 17 de abril de 2014

Como funciona as avaliações da ILSC...

Como estou um pouco frustrada com a avaliação da escola, vou tentar resumir como funciona e explicar minhas reclamações...

No 1o dia de aula temos um teste. Primeiro uma pequena redação. Depois uma prova de interpretação de texto e depois uma entrevista com um professor. Quando vamos pra parte da entrevista o professor já nos avisa em que nível ficaremos. Pois bem... A escola tem 10 níveis (4 básicos, 4 intermediários e 2 avançados). Eles me colocaram no nível I2 (nível 6). Até aí pra mim tudo ok, sei que relaxei e não estudei mais depois que voltei de Londres. Então nível intermediário tá bom. O Alberto ficou no nível I3 (Nível 7).

De início a escola tem algumas divisões: 
- Academic Preparation (pra quem pretende fazer universidade por aqui)
- Comunication (focam mais speaking and listening)
- E tem os exames preparatórios (IELTS, TOEFL, etc...) 
- Aulas eletivas (gramática, conversação, pronuncia, vocabulário, escrita, etc)
Tem mais opções, mas essas são as divisões mais importantes.

É claro que a maioria que está aqui quer melhorar (e precisa melhorar) o falar... Então a maioria vai pras turmas de Comunication. Então basicamente é assim: as aulas tem 3 períodos: das 9 às 12; das 13 às 14:30 e das 14:45 às 16hs. Eu escolhi o curso das 9 às 14:30hs. Então tenho uma aula principal de manhã (Comunication) e podemos ter aulas que a gente escolhe na parte da tarde. Escolhi gramática. Essa aula eletiva você vai ficar o mês inteiro.

Reclamações: na minha turma de comunication muita gente mal consegue falar 3 palavras seguidas. Até agora não entendi como eles vão parar no nivel intermediario. E na minha aula de gramatica tem gente do nível I1 e I2, ou seja, não tem o mesmo acompanhamento.
O sentimento é mais ou menos assim: eu sei que meu nível é intermediário e que preciso melhorar muiiiito, mas não consigo conversar muito na aula de "comunication" porque as pessoas não conseguem falar. Então das duas uma... ou eu estou no nível errado ou eles estão... rsss

Só pra ter uma noção, muita gente da sala vai permanecer no nível I-2... nem todos conseguiram subir. A professora diz que o normal é o aluno ficar 2 meses em cada módulo, mas que alguns conseguem mudar de módulo com 1 mês. Na sala do Alberto tem gente que vai descer de nível, porque não tá conseguindo acompanhar.

Eu fui reclamar na escola e tal... eles sabem do problema, falam, falam, mas não resolvem. Vou ter que começar o I-3 e esperar até quinta feira da semana que vem. Se a sala for muito fraca no I-3 vou ter que ir lá de novo e fazer uma entrevista pra ver se eles podem me colocar no nível I-4. A escola até tinha uma certa flexibilidade para essas alterações, porque realmente ocorre de na 1a avaliação o aluno ir pro nível errado (pra mim mais da metade das avaliações estão erradas). Mas justamente agora, quando preciso dessa flexibilidade, a escola está mudando as regras e não está simplesmente mudando... Tem a tal de uma nova entrevista, mais a avaliação do professor, etc... E também tem aquela história, se as turmas já estão formadas com as salas completas, não vão mexer.

Enfim, vamos ver como será. Eu sinto assim... já consigo ouvir rádio e tv com as notícias e entendo muiiita coisa. Aos poucos o falar vai destravando e melhorando... mas eu sinto que poderia estar melhor... que a escola podia ser mais exigente. Os livros da escola são uma porcaria, muito fraco. Os temas discutidos em sala de aula são bem infantis...

Na minha sala do I2 tem vários brasileiros e a maioria mais velhos assim como eu... O sentimento é o mesmo, que a gente poderia estar melhor se todos na sala realmente tivessem o mesmo nível de conversação. A gente precisa do inglês. Essa brincadeira aqui tá custando uma fortuna e a gente não quer voltar pro Brasil com o inglês do mesmo jeito.

Vamos ver... espero que no próximo mês as coisas sejam diferentes... e pra melhor.


Nenhum comentário:

Postar um comentário