quarta-feira, 26 de março de 2014

Permissão de Estudo e Trabalho

Oi Gente...

Segundo dia de aula... mesma rotina, levantamos cedo, preparamos nosso café e fomos pra escola. O frio... ah o frio, continua aqui, não quer embora, temperatura sempre abaixo de zero... tá difícil. Pra ajudar perdi minha luva no metrô. Acho que até o frio acabar vou perder mais luvas e toucas, vivo perdendo e achando o tempo todo. Mas hoje perdi mesmo.

Estamos bem felizes que a Walzinha (minha irmã) conseguiu o visto e está vindo pra cá em Maio estudar com a gente... "Nene... we can see each other soon".

Hoje vou falar um pouco do programa que nos matriculamos aqui. O Canadá tem vários programas para estudantes. As agências de intercâmbio no Brasil podem explicar melhor. O que escolhemos oferece 3 meses de estudo e 3 meses de trabalho. Mas já aviso que esse tipo de programa não será mais permitido. Eles estão limitando esse tipo de programa para quem vem fazer faculdade ou coisa assim. Pelo que pesquisei, para estudantes de inglês esse programa não existirá mais a partir de Junho de 2014. Então quem quiser ir, corre e compra o pacote, pois não sei se será mais possível.

Importante lembrar que quando chegamos aqui, a imigração nos deu um documento com a permissão de estudo-trabalho.

E como funciona esse programa:

Nós temos que estudar os primeiros 3 meses. No mínimo 21 horas por semana. E depois desses 3 meses de estudo, podemos procurar algum trabalho. Podemos trabalhar na mesma quantidade de horas que estudamos, ou seja, 21 horas por semana. Ninguém garante nada, nós é que temos que procurar emprego, mas eles dão alguma orientação.

Na 2a feira quando fizemos o teste, já nos deram a informação de que hoje, dia 26/03, nós teríamos uma hora marcada com a orientação da escola, onde obviamente eles nos dariam informações sobre nosso programa de Work.

A reunião foi bem na hora do almoço... ou seja, hoje não tivemos almoço. A reunião era no prédio principal. Encontrei o Alberto lá na sala marcada. Nos deram um formulário para preencher com nome, profissão, onde e no que trabalhos. Depois nos explicaram como funciona a parte do trabalho. Que a escola é obrigada a reportar todos os detalhes pro governo canadense, etc, etc...

Nos disseram que a melhor época para achar emprego é no verão. Sorte a nossa, que a nossa permissão de trabalho será bem nessa época.

Nos deram um modelo de Curriculum e nos deram algumas dicas... Mas na 6a feira teremos outro encontro com a orientação e em Abril temos um encontro individual onde eles irão nos ajudar com curriculum (eu acho...)... É mais ou menos assim: a cada período antes de terminar os 3 meses de aula, a gente terá ajuda para nos preparar para procurar trabalho. Conforme as orientações forem ocorrendo eu vou colocando mais detalhes.

No fim a orientação terminou as 12:50.... e sobrou 10 min para comer. Levamos uma maçã, um muffin e umas bolachinhas. Foi nosso almoço. Quando a aula acabou eu tava AZULLLL de fome. Mas já era tarde pra almoçar. Então dividimos um lanche e pronto... rs

Voltando pra casa, passamos no mercado e compramos coisas pra fazer nosso lanche no almoço. O nosso pacote na homestay nos dá café da manhã e janta. Almoço é por nossa conta. Como não dá tempo de comer comida, compramos pão integral e frios pra fazer lanche. Mais saudável que Subway... rsss

Já em casa, demos uma geral no quarto (começa a ficar uma bagunça), banho e janta... Hoje a homestay chegou mais tarde e não fez janta. Então tivemos salada, frango a passarinho e batata, que ela comprou pronto e tivemos pizza... rs... Ela cozinha muito bem e sempre tem muita comida na mesa.

O bom é que a gente janta e fica conversando ... Todo dia é quase 2 horas no blábláblá... Pra gente é ótimo, porque estamos nos comunicando em inglês. Nos falta vocabulário... as vezes não conseguimos construir uma frase corretamente, mas estamos nos entendendo.. rss... so good...

Agora estamos no quarto... temos homework pra fazer e sono tá chegando... então... até amanhã.
Aqui da terra do frio... bye bye...

Nenhum comentário:

Postar um comentário