terça-feira, 17 de junho de 2014

Copa do Mundo – Brasileiros em Toronto

Posso dizer que estou sentindo o que eu sabia que sentiria quando a Copa no Brasil começasse: alívio de estar bem longe do Brasil nesta época. E também posso dizer que muitos brazucas aqui compartilham do mesmo sentimento: “que bom que não estamos no Brasil”. Aqui em Toronto tudo tem sido muito tranquilo e todos festejam com muita paz e alegria, como se num mundo de faz de conta pudéssemos esquecer um pouquinho o péssimo momento que o Brasil vive.


Na escola, no dia da abertura (12/06), os brasileiros estavam animados. Muitos com camisetas e bandeiras. Como os brasileiros na ILSC são quase 50% da escola, podemos dizer que tinha a cara do Brasil. kkk


A maioria dos estudantes foram assistir o jogo em algum bar aqui em Toronto. Eu e a galera fomos para o Bar Café Diplomático (College Street). No primeiro jogo foi só animação. Os bares lotados de brasileiros. As pessoas usando camisetas, bandeiras, bonés, etc, etc... 



Como era dia 12 de Junho, Dia dos Namorados no Brasil, aproveitamos para comemorar também...


Festas a parte, eu me recusei a trazer camiseta do Brasil pra cá, porque sinceramente nos últimos tempos viver no Brasil está sendo muito difícil e tem horas que a gente tem até vergonha. Mas na hora do hino nacional, não tem jeito, o coração fala mais alto. Mesmo sabendo de todos os problemas que estamos enfrentando, não dá pra esquecer que esse momento também nos une. Quando a seleção começou a cantar o hino do Brasil, todos os brasileiros se levantaram e cantamos juntos. Foi de arrepiar... rs

E na hora dos gols... ulálá... todo mundo feliz... rs...


No final do primeiro jogo, com a vitória de 3x1 contra a Croácia, por algumas horas achei que estava no Brasil. O jogo terminou e vimos muitos carros buzinando nas ruas, as pessoas comemorando e vibrando. Entramos no ônibus de volta pra casa e vimos vários brasileiros... Por alguns instantes me perguntei: “estou mesmo em Toronto?”... porque eu ouvia muita gente falando em português. 

Aqui em Toronto tem gente do mundo todo, então é lógico que as pessoas da mesma nacionalidade acabam se juntando na hora dos jogos. No domingo (dia 15/06), depois do jogo da Itália, meu Deus... o bairro de Little Italy era uma coisa de doido... rs... afinal não só os brasileiros são fanáticos por futebol.

Hoje rolou o segundo jogo e combinamos de nos encontrar no Real Sport Bar (perto da Union Station). O lugar era maluco... rs... Tinha TV pra todo lado... Fantástico pra assistir o jogo.




Pena que o placar não foi a altura do lugar... Brasil ficou no 0x0 contra o México... Joguinho pobre e jogadores apáticos. Infelizmente eles estavam com a cara do brasileiro atualmente: desanimo total. Desse jeito não passa da 2ª fase... mas nos divertimos mesmo assim... rs

Nenhum comentário:

Postar um comentário