segunda-feira, 7 de julho de 2014

Cursos de Ingles no Canada – Parte 2

No outro post eu havia comentado sobre a metodologia do curso de inglês das duas escolas que estudei aqui em Toronto. Queria complementar com mais alguns detalhes, que acho importante.

Hoje vou falar da data de início das aulas (início de cada seção):

Um detalhe importante e que as vezes as agências no Brasil não dão muitos detalhes é sobre a data de início do curso. Geralmente eles dizem que toda segunda feira tem turmas novas e que a gente pode começar em qualquer segunda feira. Não é mentira, realmente é assim. O problema é que dependendo da escola você pode perder muito conteúdo se começar em qualquer segunda feira. E pra quem vem pra Toronto pra ficar 1 mês isso faz muito diferença.

Eu tive essa experiência na ILSC. Quando fechei as datas na agência no Brasil eles não fizeram nenhum comentário sobre as datas que escolhemos. Porém, dias depois recebemos um formulário da escola onde eu deveria assinar dizendo que eu estava consciente que estava começando na última semana de aula da seção da escola. Me recusei a assinar e pedir explicação pra agência. Foi então que eles explicaram que na verdade a escola tem um dia ideal pra começar o curso.

Acho melhor explicar primeiro a regra e depois continuo com a história.

Como funciona na ILSC: Cada início de turma (seção) dura 4 semanas. O ideal é sempre começar no início da turma, assim você pega o conteúdo completo de cada seção. Normalmente na última semana da seção você tem prova e algum tipo de apresentação (avaliação do seu nível de conversação), então já é uma semana sem muito conteúdo. E via de regra no último dia de cada seção o professor combina de sair com a turma pra tomar café em algum lugar fora da escola. Resumindo, aula que é bom nada.

Por isso a escola tem esse formulário onde a pessoa confirma que está ciente disso, mas a gente só descobriu porque se recusou a assinar sem entender. E claro que o formulário é em inglês. Se às vezes a pessoa acha que é um formulário normal e assina já viu...

E a escola só exige o formulário se você escolher começar na última semana da seção. Agora imagina se você começa na 3ª semana da seção, você já começa no meio da turma, onde o conteúdo já está no meio do caminho e na próxima semana já é término de seção. Isso quer dizer que você irá mudar de classe, mas provavelmente ficará numa classe do mesmo nível, mas começa tudo de novo.

Não sei se consegui ser clara na minha explicação, mas a dica é a seguinte: sempre que procurar um curso de inglês no exterior, procure ter detalhes do início de cada seção de aula. Se você puder acertar suas férias pra começar as aulas no início da seção, believe me... será muito mais proveitoso.

Sabendo desses detalhes, eu reagendei a minha data de início de curso e comecei no início da seção. Muito melhor...

Eu conheci uma brasileira na minha 2ª seção que ficou puta da vida com esse detalhe que a agência não comentou. Ela começou na metade da seção. Enfim, começou na metade da turma, não teve muito conteúdo na 2ª semana dela aqui porque era término de seção, e na terceira semana teve que mudar de classe.
Parece bobeira, mas pra quem vem ficar apenas 1 mês, faz muita diferença.

Então fique de olho. Às vezes a gente fica na empolgação de estar realizando um sonho, e não presta atenção nesses detalhes porque não sabe como funciona. O investimento é muito alto pra gente jogar dinheiro fora e ainda ficar frustrado porque não aprendeu muito.
Fica a dica.... bye...


Nenhum comentário:

Postar um comentário