sexta-feira, 11 de julho de 2014

Curso de Inglês no Canada - Parte Final

Mais alguns comentários bem pessoais sobre essa minha segunda experiência de estudar inglês em Toronto:

- Se você realmente quer estudar e falar inglês não venha pra Toronto. Vá para outra cidade do Canadá, onde não tenha muitos estudantes brasileiros. Na primeira vez que vim pra Toronto parecia mais alguma cidade asiática. Hoje parece que estamos no Brasil. Em todo lugar que você vai tem brasileiro. Aqui não tem como evitar, você acaba falando muito português. Pesquisem uma cidade chamada HALIFAX. Fica na província de Nova Scotia aqui no Canadá. Meu noivo já estudou lá e brasileiro era raridade... Se realmente quer fazer valer seu investimento venha pra Toronto apenas para visita, vá estudar em outra cidade.

- Na minha opinião o ensino de uma maneira geral está caindo de qualidade no mundo inteiro. Infelizmente a ILSC não está diferente. Se realmente quer estudar, não espere somente pela escola e pelo professor. Se dedique por conta própria. Do contrário você pode se frustrar com os resultados.
Agora que não estou mais na escola, mas continuo aqui no Canadá, estou estudando por conta própria. Tenho bastante material e tenho tentado imaginar que estou na escola, separando algumas horas do dia para estudar, praticar listening com a TV, etc... E tenho certeza que se não quiser esquecer o que aprendi terei que continuar estudando quando voltar pro Brasil. Já coloquei algumas metas pra mim. Ler livros em inglês é uma delas.

- Se você for um pouco mais velho, tente optar por escolas que tenham o seu perfil, se é que existe alguma escola de inglês por aqui que sejam específicas para pessoas mais velhas. Na primeira vez que vim pra Toronto tinha 34 anos. Como foi a primeira vez era tudo novidade e divertido. Acho que não senti muito a diferença de idade entre os estudantes. Mas hoje com 38, foi mais complicado. Encontrei várias pessoas da mesma idade ou até mais velhas, que também tiveram a mesma percepção. O que é complicado? Tem muita gente novinha que está aqui pra curtição, de férias, sem objetivo, e acabam atrapalhando o rendimento dos outros.

- Derepente acontece em todas as escolas por aqui, mas algumas particularidades da ILSC que me irritaram e muitas vezes me fizeram sentir que estava jogando meu dinheiro fora:

a) o conteúdo dos livros dos cursos de Communication eram muito fracos.

b) os professores faltam muito na escola. Na maioria das vezes tem professor substituto, mas algumas vezes vi pessoas simplesmente ficando sem aula. Problema: quando tem professor substituto via de regra é dia de “enrolation”, porque eles não sabem o que professor estava ensinando, então já viu... Quando a falta estava programada, os professores até deixam material para continuação (o que nem sempre acontece), mas via de regra é enrolação. Tive essa experiência pelo menos umas 5 vezes e cheguei a ter professor substituto por uma semana inteira em 2 turmas diferentes. Esse caso de uma semana toda, em um caso foi enrolation, em um outro caso foi tudo programado, a professora substituta era nota 10... 

c) a maioria dos professores da aula principal (parte da manhã) não dão muitos exercícios extra-classe, ou seja, homework... Estamos aqui pra estudar e depois da aula todo mundo tem tempo livre pra estudar. Como às vezes o conteúdo das aulas é fraco, lição de casa, nos ajudaria a gravar melhor as informações na nossa cabeça. Mas isso é uma opinião particular, tem gente que adora essa situação. Eu tive apenas uma professora que enchia a gente de lição de casa. As minhas aulas de grammar com a teacher Diana serão inesquecíveis.. rs

d) muitas vezes acredito que eles não avaliam o nível de inglês das pessoas corretamente, especialmente quando você entra na escola e especialmente com relação ao nível de conversação. Eu tive muito problema na minha primeira classe onde eu estava num nível intermediário e tinha alunos que não conseguiam se comunicar. Aí acontece uma coisa meio assim: você acaba se nivelando por baixo, porque você não consegue se desenvolver o quanto gostaria porque você depende dos outros pra conversar. Mesmo a escola tendo uma certa flexibilidade pra você mudar de classe quando acha que está fácil demais ou difícil demais, é complicado... mas depende da opinião de cada um. Eu vivi e vi casos irritantes. Rsss


Sei que vou lembrar de mais coisas depois... se realmente forem relevantes faço outro post... bye!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário